Total de visualizações de página

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Peixe prego, uma delícia se comer com moderação...


Com a popularização dos restaurantes japoneses, que hoje atendem a quase todos os bolsos – inclusive com entregas delivery – o paladar brasileiro tem descoberto outros gostos e não fica mais restrito ao salmão e ao atum. Entre as carnes brancas mais apreciadas nesta culinária está o peixe-prego, espécie de carne firme e sabor marcante, mas delicado.

 É rico em ômega 3 e fonte de ferro, zinco, potássio e fósforo, nutrientes essenciais para o fortalecimento do sistema imunológico e apresenta, como a maioria dos peixes, grande quantidade de vitaminas do complexo B, essenciais para o metabolismo celular.
O consumo de peixe-prego é recomendado em doses moderadas, pois apesar de ser saudável, possui uma gordura que pode causar desconforto intestinal se ingerida em excesso. Como o ideal é não exagerar em nenhuma refeição, se delicie com esta receita de peixe-prego e bom apetite!
Na verdade o peixe-prego é um nome dado a dois tipos de peixes, o Echinorhinus Brucus que é um pequeno tubarão e o outro é o Ruvettus Pretiosus também conhecido como Anchova Negra. O Ruvetus Pretiosus é o peixe utilizado para sushis e sashimis.
 Este peixe contém uma grande quantidade de um óleo chamado gempylotoxin, que causa dessaranjo intestinal. Por este motivo americanos e canadenses conhecem o peixe-prego como Oilfish. O FDA (Food and Drug Administration) nos Estados Unidos adverte que se deve ter cautela quanto ao consumo deste peixe, embora seu consumo não seja proibido.
Em 2007 muitos canadenses tiveram problemas intestinais após seu consumo. Em Hong Kong também houveram problemas de pessoas que consumiram e tiveram dessaranjo. Lá o peixe-prego foi erroneamente rotulado como sendo “bacalhau ou robalo” e vendido nas prateleiras dos mercados. Países como Itália e Japão proibiram sua venda devido aos problemas gastro-intestinais causados pelo peixe. O efeito colateral causado é uma diarréia oleosa, bem esquisita. Mesmo com os problemas causados, os responsáveis pela saúde no Canadá dizem que não é necessário ir tão longe, sendo apenas apropriado um alerta para aqueles com estômago mais fraco.
De qualquer forma, fica minha dica que o mesmo seja consumido com certa moderação! POIS É UMA DELÍCIA!!

21 comentários:

  1. FINALMENTE EU SEI O QUE ACONTECE COMIGO!!!!!!!!!! MUITO MAS MUITO OBRIGADO!

    Eis o que acontece. São de 2 dias a UMAS SEMANA de diarreia OLEOSA. O negócio é tão tenso que não da pra ficar longe do banheiro. Infelizmente o peixe prego é o mais delicioso!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este peixe é uma delícia. Gosto muito. Sempre comi e nunca tive nenhum problema. Obrigado pelas informações.

    ResponderExcluir
  4. Passei por isso (Keriorrhea = diarreia laranja e oleosa) em casa, no dia seguinte, após comer o PEIXE-PREGO; PUTZ, que desgraça!!! Não deu tempo nem de me levantar da cadeira onde eu estava!!! O problema durou, apenas, um dia, mas o desespero por perder líquido do corpo, de forma incontrolável, e o constrangimento causado por isso, me fez aprender uma coisa: NUNCA MAIS COMO PEIXES DESCONHECIDOS NA RUA, ACHO QUE NEM OS QUE EU CONHEÇO!!! Obrigada pelo artigo! Abraço.

    ResponderExcluir
  5. FUDEU DEMAIS, CABEI DE COMER 2 TRAVESSAS DESSA COISA

    ResponderExcluir
  6. Uma delícia esse peixe super suculento como não tive nenhum proble, já meu filho comeu e se deu mau diarreia oleosa.

    ResponderExcluir
  7. eu tenho problema sempre que como, mas continuo comendo pq eh uma delicia kkkkkkkk n tem sashimi melhor

    ResponderExcluir
  8. Me caguei todo, esse peixe é muito bom mas e do djabo. Lavei a calça três vezes e ainda fedia a diarréia de peixe... Tive que jogara calça fora... Bom artigo!

    ResponderExcluir
  9. E vou dar uma notícia ainda pior para os como eu apaixonados por este peixe: ele também é um desbunde no ceviche, ou no sashimi com uma fatia beeeem fininha de limão com casca. Perdição...
    Tome Imosec después turma, KKK!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Descobrimos no sábado a noite o qto é bom no ceviche, já no domingo dia inteiro, noite e madrugada descobrimos o quanto de óleo o corpo humano consegue eliminar em um dia.

      Excluir
  10. Fui eu e minha mulher comemos que nem louco vamos vamos ver quem caga maissssss

    ResponderExcluir
  11. Pqp acabei de sair do Rodízio hahahaahaahhaaahau

    ResponderExcluir
  12. Geralmente acontece com quem tem estômago fraco ou quando come muito.
    Mas a manipulação também ajuda muito, já que o peixe prego é um peixe de pele muito suja, conhecido até por peixe rato ;D

    ResponderExcluir
  13. Perguntei qual era o peixe delicioso que tinha comido (Ceviche) e acabo de descobrir que provavelmente vou ter uma diarréia gelatinosa laranja. Kkkkkkkkk é de cair o cú da bunda (literalmente). Como só comi essa porção, vou ver que bicho dá

    ResponderExcluir
  14. Kkkkkk, chorando de rir aqui e de caganeira tbm

    ResponderExcluir
  15. hahahahahah!

    O peixe é bom e delicioso...mas, a caganeira é inevitável.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Fiz ceviche ontem, ficou muito bom, comemos muito eu e minha filha. Realmente dá um desarranjo muito oleoso. Estava até preocupado em ser alguma bactéria ou algo mais grave. Mas parece que é o efeito colateral do peixe mesmo. Impressionante, de onde sai tanto óleo?

    ResponderExcluir
  18. Mijando de rir,meu filho estava com diarréia,cagando óleo alaranjado e todo pipocado,fomos em dois hospitais e em época de covid nada fizeram, aí lembrei que ele comeu o peixe e fui pesquisar, descobri o motivo de tanto desarranjo kkkk

    ResponderExcluir